Agatha Christie - Mais Café, Por Favor #1

00:02:00 0 Comments A+ a-


Se tratando de viagens, as melhores são as que os livros nos levam. É barato e nem precisamos sair do lugar. Por isso escolhi falar das histórias que li até hoje. Vários países, vários mundos, tudo sem sair do meu quarto, ou da cadeira do ônibus

Para meu primeiro post o capitão deste navio me deu a ideia de escrever sobre a minha autora preferida, a britânica Agatha Christie

Agatha ficou famosa por escrever enredos e tramas tão bem amarrados que a resolução do caso parece ser impossível até que o livro chegue ao final. Mas, quando a solução nos é apresentada, a única coisa que conseguimos pensar é “Como eu não percebi antes?”.
Considerada a “Rainha do Crime”, seus livros foram ultrapassados nas vendas apenas pela Biblia e por Shakespeare. Alguns foram, inclusive, transformados em peças de teatro e série.
Seus dois personagens mais famosos são: o consagrado detetive belga Hercule Poirot, dono de um bigode cuidadosamente penteado e com um ego que mal cabe em seu apartamento; e a solteirona Miss Marple, uma senhora que utilizava todo o seu conhecimento da natureza humana para resolver os crimes de forma simples.

Para que vocês, quem sabe, possam compartilhar dessa minha paixão por essa autora maravilhosa, deixo aqui a sugestão de 4 livros e 1 série pra quem tiver preguiça de ler.

1# Assassinato no Expresso do Oriente
Esse livro foi o primeiro que li da Agatha e por isso chega a ter até um certo valor sentimental para mim. Mas nele vemos toda a astúcia e bondade de Poirot sendo mostrada.

2# O caso dos dez negrinhos/E não sobrou nenhum
O livro mais famoso de Agatha, conta até com certa dose de terror no final. Dez pessoas numa casa, isolados, sendo assassinados um a um “até que não sobre nenhum”. Nesse livro não há detetives, apenas a história sendo contada. O final é impressionante como sempre. Ah, apesar de ter dois títulos, o livro é um só.

3# Um corpo na Biblioteca
Aqui vemos Miss Marple em ação. Uma loira desconhecida é encontrada morta na biblioteca de um casal conservador e para que a reputação deles seja protegida, contam com a discrição de Miss Jane Marple para resolver o caso.

4# A Extravagancia do Morto
Nesse caso está presente o alter-ego de Agatha, a escritora de romance policial Ariadne Olivier, com seus cabelos rebeldes e sua intuição meio errada. Ariadne é contratada para armar uma gincana em uma festa cujo objetivo é desvendar um assassinato encenado. Mas, claramente, um assassinato verdadeiro acontece e Hercule Poirot entra em cena. 

5# Agatha Christie's Poirot
A série britânica está no ar desde 1989 e, basicamente, cada episódio é um livro. É bem fiel aos livros e igualmente fascinante.

Espero que vocês gostem dos livros (e da série também!), pois eu devorei cada um deles.

Daqui uns dias falarei mais sobre outros autores, outros livros, outros mundos

Até.

Psicopata nas horas vagas e estudante da arquitetura no resto. Acho que batata frita e maionese caseira são a solução para os problemas do mundo.